Thursday, April 5, 2007

Computação no Canadá

Bem pessoal, uma coisa estranha que tive notando por aqui é que as turmas de computação são bem pequenas, por volta de 7 alunos.
Achei tudo isso muito estranho. Foi quando decidi perguntar para o técnico de nosso laboratório. Ele disse que, pelo que sabe, isso tem sido bem comum em toda a américa do norte, pois empresas como IBM, Google, etc têm terceirizado ou empregado pessoas em países onde consegue-se ou pode-se pagar menos, tal como Índia, China e Brasil.

Com isso surgem outros problemas por aqui. Faltam pessoas na área de computação. Desde programação básica até tópicos mais avançados.

Outra coisa que me impressionou foi que hoje, assistindo a um programa Canadense (onde as pessoas podem apresentar livremente críticas ao governo), fiquei sabendo que a população tem se preocupado muito com a redução no número de habitantes do país e que tem dado apoio e solicitado ao governo a criação de políticas públicas para atrair imigrantes.

Se não me engano, por volta de 2016, 48% da população do Canadá estará aposentada ou aposentando-se. O que é bem preocupante.

2 comments:

Unknown said...

Oi Rodrigo e Claudia...a mãe tah com saudades de vcs..aki tah tudo naquela base mesmo ...estamos cuidando do vô...Todo o pessoal viu as fotos do seu blog e gostamos muito.. Seu carrão é muito chick.O Lucas ficou muito animado com tudo que vc falou e
não discarta a possibilidade de ir por ai futuramente...A Biah como sempre tah uma gracinha,grandinha e esperta,só dah risada ... com 6 mêses...Ontem fez 6 Meses...
A tia Ia,Lena,Simone,Giovanna,Vini,Junior e Lucia..Mandaram um beijo,um abraço ....
Aqui a gente come bacalhau e mt chocolate .. e vcs??
Bom terminando gostaria de desejar a vcs uma FELIZ PASCOA... que Deus abenções vcs 2...
Saudades ....
Doraaaaaaaaaaa.....!!!!!!
Aqui ta mto Quenteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.....

Ramon said...

Que legal a historia de vcs. Estava lendo o blog e em breve vou pra Montreal fazer posdoc e já estou pensando nas saudades que ficarei da minha família.
Boa sorte, abraços