Sunday, April 15, 2007

Jantar....

Na sexta fomos jantar na casa da Rebecca, professora de inglês da ACALA, que também tem dado aulas particulares para a Claudia. Ela é inglesa, o marido, canadense filho de alemães. Eles têm dois filhos Ulrich (com 5 anos eu acho) e Aldrich (com 2 anos).

Foi muito bom!!! Conversamos bastante. Chegamos por lá 6 da tarde e eles não nos deixavam sair mais. Acabamos saindo pouco depois das 11 da noite. A Claudia até ajudou a colocar as crianças na cama.
Enquanto isso o marido dela Rich me contava mais sobre o Canadá.

O esporte favorito aqui é o Hockey no gelo, é claro :), mas o segundo mais popular entre adolescentes é o futebol (nosso futebol). Ele também falou sobre política, algumas coisas eu já tinha lido. Por exemplo, a província (estado) de Alberta tem uma grande reserva de petróleo, mas é um tipo de óleo que tem de ser tratado, pois é sujo, misturado com areia. Isso gera alguns desequilíbrios ambientais por aqui :(
Nesta região onde estamos (Nova Scotia) parece que também encontraram petróleo, mas ainda não exploram como em Alberta.

Ele também comentou sobre a província de Quebec, onde falam francês.
Disse que as grandes empresas do Canadá ficavam em Montreal (ou seja, em Quebec), mas que o governo da província, anos atrás, obrigou que todos utilizassem o francês para tudo, tal como negócios etc e isso fez com que as empresas se mudassem para Toronto. Montreal perdeu muitas empresas multinacionais.
Daí o governo federal dá subsídios para ajudá-los a se reerguerem e o marido dela estava me dizendo que não acha isso justo.

Além disso eles falaram do clima. Disseram que iremos adorar o verão por aqui, que fica em torno dos 18 a 20C. Contaram também sobre as tempestades comuns por aqui na primavera e outono. Realmente já vimos algumas, mas que, graças a Deus, não foram tão fortes. É comum ter tempestades de gelo, misturadas com chuva, neve etc e ventos de até 100 km por hora. A Rebecca disse que é muito impressionante e que é realmente uma experiência de vida hehehe.

Rich também comentou sobre Vancouver. Parece que a cidade cresceu rápido demais e ficou meio desorganizada. O clima lá é bem legal, não é muito frio no inverno (chega a -10C, mas isso é pouco no Canadá hehehe), mas agora na primavera já está por volta de 15C e às vezes faz 20C (enquanto onde estamos ainda está variando entre -2C e 2C). No verão chega a 30C fácil em Vancouver.
Parece ser uma cidade voltada para turistas, segundo Rich comentou.
Ele disse que Chineses têm ido para lá e dominado a região.

No comments: