Thursday, April 19, 2007

Observação sobre a pesquisa dos Chineses

Bem, essa é para meus alunos e meus colegas de profissão. Tenho notado de maneira bem clara que os Chineses por aqui sabem trabalhar em conjunto e gerar bons resultados de pesquisa. Só que vejo um grande segredo nisso. Há uma proximidade e acompanhamento do orientador para com seus alunos e não simplesmente um: "faça aí e quando terminar me avise!".

Eu acredito que esse é o fator que faz com que eles produzam tanto, pois quando um aluno termina seu mestrado ou doutorado ele vira um colega de profissão e não simplesmente seu slave. Se enxergarmos nossos hoje alunos como colegas de profissão poderemos continuar o trabalho no futuro, ter bons relacionamentos e, por tabela, produziremos mais. Além do que os alunos não ficarão falando: "puxa, meu orientador nem sequer tem idéia do que é meu trabalho...".

Tenho tentado um linha semelhante na USP e vejo que outros colegas também. Por outro lado vejo muitos professores que ficam obrigando a geração automática de papers, não para aprender algo ou pela motivação do trabalho, mas simplesmente pelo número e para cumprir as metas. É uma pena que isso ocorra, pois eles perderão os futuros colegas de profissão e a possibilidade de desenvolver trabalhos mais profundos, pois nossos atuais alunos terão toda a base para que possamos desenvolver melhores trabalhos.

No comments: