Wednesday, April 25, 2007

Trabalhando no Canadá...

Um amigo, interessado em vir para o Canadá, queria saber mais sobre os benefícios e custos.
Então comecei a pesquisar um pouco mais e uma amiga ajudou.

Para quem já está no Canadá

A forma mais simples de continuar no Canadá é pedir a nomeação provincial (http://www.cic.gc.ca/english/skilled/provnom/index.html), onde pedimos uma carta de interesse por nossa imigração para o estado (ou província).
Para isso o estado deve nos avaliar como Skilled Workers e ver se eles têm interesse em nos ter por aqui. Aparentemente, pelo que tenho visto, é simples. Principalmente para a província de Nova Scotia (onde estamos).
Parece que em 3 meses, ou algo assim, obtemos a carta (sem custos) e temos que encaminhar para uma central que fica em Alberta. Nesse momento temos que pagar taxas (que não são baixas) para obtermos a imigração.
Como imigrantes temos basicamente todos os direitos de cidadão.

Para quem está fora do Canadá

Para quem está no Brasil, basta entrar com pedido no consulado (www.canada.org.br), parece que em 18 meses consegue-se a imigração.

Após imigrar

Após imigrar deve-se permanecer no Canadá por 5 anos (já ouvi algumas pessoas falando em 3 anos) para obter a cidadania. Nesses 5 anos podemos viajar para fora do Canadá, mas temos que ficar a maior parte de cada ano em solo Canadense.

Vantagens e Desvantagens

Há várias vantagens por aqui. Segurança é a primeira. A segunda é a saúde que é garantida pelo estado (http://www.hrsdc.gc.ca/en/gateways/nav/top_nav/program/isp.shtml).
Aqui não se paga IPTU, IPVA, nem esse monte de impostos que conhecemos.

Há um desconto no salário que depende de seus rendimentos. Esse desconto varia, podendo chegar até a 40%. Uma amiga irá me enviar um site com maiores detalhes sobre isso e depois postarei aqui no blog.
Fora isso pagamos 14% de taxas em qualquer bem que compramos, comida etc.

Anualmente podemos preencher uns formulários e pedir restituição das taxas descontadas no salário. Exemplos de situações em que podemos pedir restituição: investimento em banco, filhos, esposa sem trabalho etc. Basta preencher uns formulários. Pode-se conseguir em torno de 5 a 8% do salário anual bruto em restituição.

Há outras coisas a se pensar. Há escolas públicas por aqui e pelo que parece são boas. Aqui em Nova Scotia as escolas particulares não parecem ser caras (acho que algo em torno de 300 dolares), mas em Toronto uma amiga comentou que pode chegar a 1800 dólares, mesmo jardim etc.
Para conseguir uma escola pública deve-se ficar na fila e isso pode demorar um tempo.
Parece que há outras regras. Dentre elas seu filho(a) deve estudar em uma escola pública do bairro.

Em Quebec sei que a coisa é meio diferente. O governo parece bancar 50% dos custos da escola privada, caso você não queira deixar seu filho estudar em escola pública.

Sobre custos de moradia

Estamos pagando 625 dólares canadenses por mês pelo aluguel de um apartamento de cerca de 70 metros quadrados (2 quartos) incluindo custos de água, energia elétrica (e aquecimento) e condomínio. Isso porque moramos bem perto do centro da cidade de Antigonish. Alugando algo em torno de 10 minutos do centro pode-se pagar em torno de 350 a 400 dólares por uma casa com espaço similar ou até um pouco maior.

Já em Toronto um amigo me falou hoje mesmo que encontrou apartamentos, eu acho, variando entre 800 a 1500 dólares canadenses. Só que acho melhor procurar mais em Toronto para realmente ter uma idéia mais próxima do real custo.

3 comments:

Unknown said...

Oi, to interessada em fazer posdoc no canada, vc trab onde? sabe se tem alguma coisa ai na area de quimica ambiental? obrigada,
Natalia

Samuel Pereira said...

http://www.logisquebec.com/

Samuel Pereira said...

De uma olhadinha no link abaixo que voces irao ver os preços de alugueis na provincia do quebec

http://www.logisquebec.com/